Doença de Crohn: causas, sintomas e tratamentos inovadores

Os prazos de resposta dos planos de saúde são um tema recorrente de dúvidas entre beneficiários e operadores jurídicos. Saber quais são os limites máximos para atendimento de pedidos, desde autorizações de procedimentos simples até internações eletivas, é fundamental para garantir o direito à saúde e fundamentar eventuais reclamações administrativas ou ações judiciais.

Neste artigo, apresentamos, de forma didática e detalhada, tudo o que você precisa saber sobre esses prazos, com base na Resolução Normativa nº 623/2024 da ANS, que entrou em vigor em 01/07/2025, e sobre o prazo do plano de saúde para responder aos requerimentos.

O que diz a RN 623/2024 da ANS sobre os prazos de resposta?

Fica obrigatória a emissão de número de protocolo ao final do atendimento inicial, permitindo ao beneficiário acompanhar o andamento de seu pedido por meio do canal indicado pela operadora.

Esse protocolo é fundamental para que o beneficiário possa fazer prova dos requerimentos formulados, garantindo transparência e controle sobre o prazo do plano de saúde para responder aos requerimentos.

Quais são os prazos máximos para resposta do plano de saúde?

A Resolução define prazos objetivos para que as operadoras forneçam resposta conclusiva ao beneficiário, contados a partir do registro da solicitação:

  • Solicitações de urgência e emergência: resposta imediata, conforme normas legais vigentes.
  • Demais procedimentos assistenciais: até 5 dias úteis.
  • Procedimentos de alta complexidade e internações eletivas: até 10 dias úteis.
  • Solicitações não assistenciais: até 7 dias úteis a partir da data da solicitação.

 


O que muda com a nova resolução da ANS?

A aplicação da RN 623/2024 representa um avanço na relação entre beneficiários e operadoras, ao impor padrões claros de atendimento e reduzir prazos que, historicamente, geravam atrasos prejudiciais à saúde.

Com esses prazos definidos, o beneficiário tem mais segurança para exigir seus direitos e cobrar respostas rápidas, garantindo que o acesso ao tratamento não seja postergado.

Seu problema jurídico
merece uma solução agora!

Soluções jurídicas começam com uma boa conversa. Fale com um advogado especialista agora mesmo!

Fale direto pelo WhatsApp!

Está passando por isso?

Clique no botão abaixo e converse agora com nossa equipe jurídica. Estamos prontos para agir com a urgência que sua saúde exige. Nosso escritório tem um compromisso público com a celeridade das medidas e entra com a ação em até 24 horas da entrega de toda documentação.

FALE CONOSCO
Entre em Contato

Preencha o formulário ao lado, ou utilize os contatos abaixo:

Conteúdos relacionados

Se você quer saber mais sobre como agir judicialmente para garantir seu direito ou o direito de quem você ama ao tratamento do câncer que foi negado pelo plano de saúde ou também sobre outros tratamentos e medicamentos de alto custo negados, veja mais conteúdos que preparamos: